terça-feira, 29 de setembro de 2009

UPA um novo modelo de atendimento à população


O que é a UPA 24 horas?
Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A UPA 24 horas, sigla de Unidade de Pronto-Atendimento, é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Mas a Unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.

O projeto da UPA 24 horas foi baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e, também, nas necessidades identificadas pelo estado de Minas Gerais. Ela não substitui o posto de saúde. É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA 24 horas vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione melhor.

Que serviços a UPA 24 horas oferece?
A UPA 24 horas terá consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório e Raio-X. Também contará com leitos de observação para adultos e crianças; uma “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital; uma sala de medicação e nebulização e outra de gesso. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.
O que acontece a partir da entrada de um paciente na UPA 24 horas?
Se for um caso grave, o paciente entrará direto na “sala vermelha” , onde receberá o atendimento necessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa ser removido para um hospital por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Todos os demais pacientes deverão se dirigir à recepção da UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de “classificação de risco”, são profissionais de saúde qualificados e treinados.

Brevemente Divinópolis contará com uma UPA no Bairro Ponte Funda - Região do Nações.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Curso de Manchester

No Treinamento da Classificação de Risco realizado no último dia 24/09 em Belo Horizonte na Escola de Saúde Pública o Pronto Socorro Regional obteve 100% de aprovação. Todos so Profissionais de enfermagem do Pronto Socorro Regional de Divinópolis estão habilitados para a Triagem pelo Método de Manchester. Parabéns à toda equipe!

domingo, 20 de setembro de 2009

Associação Brasileira de Acolhimento e Classificação de Risco

Consulte este link:
http://www.gbacr.com.br/images/stories/Documentos/protocolo_de_acolhimento.pdf

Novas Turmas serão Capacitadas para o Protocolo de Manchester


Com o Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde através do Coordenador Estadual de Urgencia e Emergência Dr. Welfane acontecerá no próximo dia 24/09/2009 na Escola de Saúde Pública em Belo Horizonte- MG o segundo Treinamento para Classificação de Risco - Protocolo de Manchester para uma Turma de dez enfermeiros da Rede de Saúde do município de Divinópolis.
Também por iniciativa do Diretor Técnico do Pronto Socorro Regional de Divinópolis, Dr. Gustavo Aurichio Cordeiro serão treinados onze profissionais entre enfermeiros e médicos do Hospital São João de Deus que assim promove os primeiros passos para implantação do Protocolo de Manchester a exemplo dos melhores Hospitais de Minas Gerais.

Aprovado Novo Código de Ética Médica


Um código de ética sempre tenta regular e legitimar normas de condutas consideradas corretas ao mesmo tempo em que sinaliza o que não podemos fazer.

Está sendo criado um novo código de ética para a prática médica que sinaliza para questões que são muito caras a todos que militam em busca de uma saúde mais humanizada.

Alguns dos seus itens tentam regulamentar a relação dos profissionais médicos com os grandes laboratórios farmacêuticos, estimula a questão da autonomia dos pacientes e preconiza a importância dos cuidados paliativos no final da vida como prática humanizadora do cuidado diante da morte.

O código de ética anterior era de 1988, defasado historicamente diante da existência do SUS, de um mundo marcado pelos impactos das tecnologias de informação e da crescente mercantilização da medicina propondo novos patamares para questões bioéticas.

Pelo novo Código de Ética, médicos não poderão obter vantagens financeiras pela comercialização de medicamentos, órteses e próteses nem participar de consórcios para a realização de procedimentos como cirurgias plásticas. Hoje são comuns os casos de profissionais que recebem comissão por indicação de produtos. O texto não veta que médicos recebam brindes ou viajem bancados pela indústria. Determina, porém, que o profissional revele esse conflito de interesse quando for se apresentar em congressos ou publicar artigos científicos. O documento também ressalta a importância dos cuidados paliativos - técnicas que visam tratar pacientes com doenças incuráveis ou em estado terminal. “Isso é importante em uma época em que temos grande parte dos leitos de UTIs ocupados por esses pacientes”, diz Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

O código aborda ainda a autonomia do paciente, destacando o direito à informação sobre a própria saúde e às decisões sobre o tratamento, sempre em parceria com o médico. “É importante que a sociedade conheça o novo código. Ele é um instrumento de proteção do cidadão e não da classe médica”, afirma Clóvis Francisco Constantino, diretor do CFM.Notícia retirada de:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medicos-brasileiros-aprovam-nov...


Para refletir: É ético o profissional médico estando na política usar de informações da sua profissão em relação ao paciente expondo-o publicamente para atacar governo?



Buscando Soluções responsáveis na Gestão de Pessoas

É sabido e reconhecido pela mídia que as especialidades médicas há muito tempo encontram-se com enorme carência de profissionais no município de Divinópolis. A causa não pode ser simplificada apenas na questão salarial, mas em diversos fatores.
Podemos citar a escassez de Pediatra em todo o País, que tem constatação nas universidades pela redução do interesse dos alunos de medicina nesta especialidade.
Mesmo oferecendo melhores salários esbarramos no problema da necessidade do profissional médico que vem de outros municípios ter a garantia de vaga para trabalho em Hospital principalmente na especialidade de Cirurgia Geral, afinal qual profissional nesta especialidade se limitaria apenas a um trabalho num serviço pré hospitalar?
Temos grande preocupação também com a qualidade dos profissionais. Assim como identificamos profissionais sérios e comprometidos no PSR, temos também alguns que trazem problemas e freqüentemente geram reclamação de usuários que se dirigem à Diretoria e algumas vezes à Ouvidoria e Promotoria Pública. Não podemos ignorar o indicador importante que é a opnião do usuário. Assim temos promovido ações de apurações internas e aplicação de medidas administrativas de correção. A opnião do usuário tem reforçado a necessidade de criar instrumentos que difereciem o bom do mau profissional, daí a discussão da criação de uma gratificação para o profissional médico baseada em indicadores como numero de reclamações contra o atendimento do profissional, disponibilidade, assiduidade, pontualidade, resolutividade e produtividade.
Atender o médico na sua reivindicação salarial é nosso objetivo, mas de forma justa e inteligente e principalmente promovendo sua preocupação com a qualidade de seus serviços. Recompor o quadro através de Processo Seletivo Simplificado tem sido constante, sendo publicado já 26 processos e neste período conseguimos onze novos médicos.

A Organização do Pronto Socorro Regional de Divinópolis



Em conformidade com a Política Nacional de Atenção as Urgências estamos dando inicio a implantação de um modelo de atenção a urgência e emergência abrangente e resolutivo. Desde de fevereiro de 2009 definimos novas metas para o PSR que visam o atendimento correto e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde. São elas:
- Reestruturação da área física do PSR (Reformas)
- Novo modelo de acolhimento dos usuários ( Utilização dos estagiários)
- Implantação da classificação de riscos como método de inclusão e precocidade de atendimento aos pacientes ( Protocolo de Manchester)
- Estreitamento do relacionamento com as unidades básicas de saúde
- Planejamento para aquisição de novo “software” para gerência e administração dos atendimentos do PSR e da rede, que trará melhoria no cadastramento dos usuários e agilidade epidemiológica. (ALERT)